domingo, 12 de dezembro de 2010

10 de Dezembro- Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Partindo do Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os alunos construiram textos argumentativos onde mostraram o desrespeito pelos mesmos.
São alguns desses trabalhos que agora apresentamos.

Artigo 1°
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
No mundo actual, não se respeita este direito consignado na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Actualmente, o desrespeito pelos direitos humanos afecta a sociedade através de várias situações como, por exemplo, o tráfico humano, a escravidão, a tortura e, de certa forma, a violação de tais direitos está presente em todas as atitudes criminosas.
Porém, há que ter em conta certos factores de variabilidade, quando se fala de direitos humanos.
Na minha opinião, devemos respeitar sempre as culturas que possuem diferentes noções de direitos, desde que essas não sejam aplicadas fora dos países onde se pode fazê-lo. Por exemplo, em certos países árabes e africanos, é permitida a execução ou mutilação de praticantes de crimes que os ocidentais considerariam "insignificantes". Não estaríamos a ser hipócritas, ao impedi-los de praticar as suas culturas e crenças no seu próprio país? Não estaríamos a desrespeitar a noção que esses povos têm de direitos humanos?
Penso que sim, mas acho correcto que esses países não possam praticar tais acções fora do país ou até da faixa/zona cultural de onde se encontram. Tudo depende da legislação e cultura de um local. A violação directa dos direitos humanos com base criminosa e não cultural (ex.: tráfico humano na Europa, trabalhos forçados na Serra Leoa e o racismo em geral) não têm desculpa e tais acções devem ser punidas. Este assunto tem outra vertente extremamente importante: os infractores dos direitos humanos (ou até da lei) deverão manter os seus direitos por completo? Na minha opinião, não, o estatuto de criminoso/terrorista deve situar-se "abaixo" do cidadão comum.
Assim sendo, concordo com a tortura em determinados casos de risco, com a pena de morte em situações graves e com a intervenção estrangeira em guerras civis e em casos de governo criminoso (ex.: Iraque e Somália). Os direitos humanos, actualmente, estão a ser desrespeitados, não por países ou culturas, mas por civis criminosos.


Rudi Santana – 11ºCT1






Hoje em dia, existe cada vez mais um maior contraste entre a população rica e a população pobre e, devido a este facto, verifica-se um desrespeito cada vez maior pelos direitos humanos.
Quantas vezes não nos aconteceu, vermos um indivíduo, mal vestido, por um determinado conjunto de factores, como, por exemplo, a falta de poder económico, e este, não poder entrar em determinado tipo de estabelecimento só pela sua aparência visual?
Ora isto está completamente errado, pois não existe nenhuma lei que impeça esse indivíduo de entrar, assim como não existe nenhum código de vestuário que cada cidadão tenha que respeitar. Posto isto, é correcto afirmar que todas estas acções são graves atentados ao Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Outro ponto de vista interessante diz respeito ao trabalho de cada um e aos benefícios que se ganha com ele.
Sabemos que todos os funcionários do estado têm direito a descontos, regalias em determinados serviços médicos. Utilizando como exemplo um cidadão comum com um salário base de quinhentos euros, é justo que este pague sessenta euros, quando quer fazer uma simples limpeza de dentes, enquanto aquele, provavelmente com um salário maior, pague apenas dois euros?
Se todos pertencemos a sociedade e todos contribuímos de igual modo para o sustento de mesma, com o pagamento de contribuições ao estado, IVA etc., é absolutamente fundamental que todos tenhamos os mesmos direitos.
Concluindo, é evidente que o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos não está a ser cumprida, pois não só não temos todos direitos iguais, como alguns têm mais direitos que outros.
Sendo um ser humano um ser dotado de razão e de consciência , o mesmo tem de dar uso às suas capacidades para que este Artigo seja cumprido, pois todos temos essa responsabilidade e esta não cabe a um só indivíduo.


Rodolfo – 11ºCT1

Sem comentários:

Enviar um comentário